AFA - Academia da Força Aérea
A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), é uma instituição de ensino superior que faz parte do Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. Seu principal objetivo é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, desenvolvendo nos cadetes os atributos intelectuais, morais e físicos essenciais a um oficial da Aeronáutica.
Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena, que, embora não tenham equivalentes no sistema civil, assemelham-se às áreas de Engenharia e Administração. O aproveitamento do currículo nos cursos superiores civis é regulado pelo Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação.
Cursos ministrados pela AFA:
-
CFOAV - Curso de Formação de Oficiais Aviadores
-
CFOINT - Curso de Formação de Oficiais Intendentes
-
CFOINF - Curso de Formação de Oficiais de Infantaria
Os cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) iniciam sua instrução aérea no primeiro ano, voando o avião nacional T-25 Universal por cerca de 75 horas. Em seguida, eles passam para o T-27 Tucano, um avião turboélice de instrução avançada também de fabricação nacional, no qual voam aproximadamente 130 horas.
Os cadetes do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) se preparam para as tarefas de um combatente de superfície integrado ao Sistema Logístico do Ministério da Aeronáutica, através do estudo em laboratórios de administração e intendência. Nesses ambientes, eles aprendem sobre a ciência e a tecnologia moderna da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência e de suprimento técnico.
Os cadetes do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) estudam diversos métodos de defesa e segurança das instalações militares, tais como o emprego de defesa antiaérea de aeródromos e sítios, comando de frações de tropas e de equipes contra-incêndio, além de aprenderem sobre a legislação militar, emprego de armamento, serviço militar e mobilização.