EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é uma prestigiosa instituição de ensino, reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência na formação de Oficiais altamente qualificados para a Marinha Mercante.
A EFOMM oferece dois cursos: Náutica e Máquinas, ambos com duração de três anos sob regime de internato. Durante esse período, os alunos têm acesso a uma formação de excelência, que abrange disciplinas teóricas e práticas, preparando-os para atuar em diferentes áreas da Marinha Mercante. Além disso, a EFOMM conta com uma ampla estrutura para atender às necessidades dos alunos, incluindo laboratórios, biblioteca, alojamento e refeitório, visando proporcionar o melhor ambiente de aprendizado possível.
Curso
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) oferece dois cursos, Náutica e Máquinas, com duração de seis semestres letivos em regime de internato, além de dois semestres embarcados para o curso de Náutica e um semestre para o curso de Máquinas, em estágio supervisionado.
As atividades de ensino ocorrem nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e envolvem:
-
atividades acadêmicas, desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, embarcações, plataformas, terminais marítimos e simuladores;
-
atividades militares, incluindo disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias, eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares; e
-
atividades extraclasse, como palestras, seminários, filmes, visitas e atividades sociais e esportivo-culturais.
No 3º ano, os alunos realizarão obrigatoriamente o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são considerados militares, de acordo com o Estatuto dos Militares, pois estão realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, eles são desligados do Serviço Ativo da Marinha, passando a integrar a Reserva como Guarda-Marinha, conforme a legislação vigente.
Ao final do curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas e integrará o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.