ESA - Escola de Sargentos das Armas
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Para o cumprimento de sua missão, a ESA está enquadrada na Linha de Ensino Militar Bélico de grau médio e possui uma estrutura organizacional bem definida. O comando da ESA é exercido por um Oficial General, auxiliado por um Estado-Maior, e as divisões que compõem a escola são: Divisão de Ensino (DE), Corpo de Alunos (CA), Divisão Administrativa (DA), Divisão de Pessoal (DP), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e Batalhão de Comando e Serviços (BCSv).
Localização
A escola encontra-se no Município de Três Corações, localizado no agradável sul do Estado de Minas Gerais, próximo ao conhecido "Circuito das Águas". As cidades que fazem parte desse circuito, como São Lourenço, Caxambu e Cambuquira, estão situadas nos contrafortes da Serra da Mantiqueira e são famosas por suas fontes de águas minerais, bem como pela paisagem serrana, vegetação e clima de montanha.
Concurso
Concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) ocorre anualmente e oferece vagas para candidatos de ambos os sexos. No entanto, este concurso é dividido em três áreas distintas: área geral, saúde e música. Ao se inscrever no concurso, o candidato deve escolher a área desejada e atender aos requisitos específicos mencionados no edital. Seguem abaixo os principais requisitos exigidos:
-Para participar do Concurso ESA, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado.
-Possuir idade mínima de 17 anos e máxima de 24 anos para a área Geral/Aviação
e 17 a 26 anos para as áreas Música e Saúde.
-É preciso estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
-Ter altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.
-Comprovar conclusão do ensino médio no ano da matrícula,
além de curso técnico de enfermagem para os candidatos à área de Saúde.
O processo seletivo conta com prova objetiva, composta por 50 questões e uma redação, com duração de 4 horas. A estrutura da prova varia de acordo com a área de escolha. Em geral, ela abrange questões de Português, Literatura, Matemática, História, Geografia, Inglês e Conhecimentos Específicos de Enfermagem ou Teoria Musical, a depender da área selecionada. Os candidatos classificados na prova objetiva passam para as próximas etapas, que incluem teste de aptidão física (corrida, barra, flexão e abdominal), inspeção de saúde, avaliação psicológica, entre outras.
CFS - Curso de Formação de Sargentos
Após todo o rigoroso processo seletivo, os candidatos melhores classificados são matriculados no Curso de Formação de Sargentos (CFS), que possui duração total de 2 anos.
No primeiro ano, os alunos passam pelo período básico, que é realizado em uma das 13 Unidades Tecnológicas do Exército (UTE) espalhadas pelo país. Esse período é fundamental para a formação de uma base sólida em áreas como ordem unida, tiro, instrução física, sobrevivência, entre outras disciplinas essenciais para o futuro militar.
Ao fim do primeiro ano, os alunos da área geral têm a oportunidade de escolher a Arma, Quadro ou Serviço no qual desejam se especializar no segundo ano de formação. A escolha é feita com base em critérios de classificação obtidos no primeiro ano do curso e as opções são diversas, abrangendo desde áreas de combate até suporte logístico e saúde. O segundo ano é destinado ao aprofundamento das habilidades específicas da área escolhida.
De acordo com essa escolha, o segundo ano de formação, destinado ao período de qualificação, pode ocorrer na Escola de Sargento das Armas (ESA), em Três Corações (MG) ou na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro (RJ) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx), localizado em Taubaté (SP). Concluídos os dois anos de formação, os militares são declarados 3° Sargento do Exército Brasileiro. Além disso, recebem diploma de formação tecnológica de nível superior.